SECRETARIA MUNICIPAL DE TURISMO E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO

NOTA DA SECRETARIA MUNICIPAL DE TURISMO ACERCA DO AFOGAMENTO OCORRIDO EM  ATRATIVO NESTE MUNICÍPIO

A Prefeitura Municipal de Alto Paraíso de Goiás e a Secretaria Municipal de Turismo, lamenta o ocorrido com o turista Pedro Henrique Pereira Alves, de 29 anos, que veio a óbito por suspeita de afogamento na cachoeira Almécegas I, na Fazenda São Bento, neste Município.

Fomos informados que após o incidente, o resgate da vítima contou com o apoio de funcionários do atrativo da Fazenda São Bento. Além disso, foi acionado a equipe de Salvamento da 9ª CIBM de Planaltina-GO e a Policia Militar local que se juntaram a missão de resgate. Após o resgate, foi constatado o óbito e o corpo foi conduzido pelo Instituto Médio Legal (IML) de Formosa.

De acordo com a equipe de Salvamento da 9ª CIBM, de Planaltina (informações direto do Centro de Operações de Bombeiros – CBO 193), a equipe “foi acionada para realizar retirada de vítima, do sexo masculino, que sofreu afogamento em cachoeira da Fazenda São Bento, em Alto Paraíso de Goiás/GO... Ao chegar no local foi verificado que a vítima não apresentava sinais compatíveis com a vida. Foram utilizadas técnicas de salvamento terrestre com auxílio da prancha longa, prancha skeed e fita tubular para realizar translado do corpo do local do fato até a sede do atrativo, com uma distância média de 1 quilometro em terreno rochoso, extremamente acidentado e íngreme. Integrantes da polícia militar (4 militares), polícia técnico científico (2 agentes) e guias locais (6 pessoas) prestaram auxílio na operação. Ao final, o corpo da vítima ficou sob os cuidados da Polícia Técnico-Cientifica do Estado de Goiás. ”

A Cachoeira Almécegas I possui sinalizações em alerta aos pontos mais críticos. Diante do ocorrido, a Secretaria Municipal de Turismo reforça a importância de se atentar e respeitar os limites de segurança pré-estabelecidos nas placas, além da importância do turista ou agência de turismo contratar um guia de turismo da região para os passeios nos atrativos no Município de Alto Paraíso de Goiás. E, aconselha que procure o Centro de Atendimento ao Turista – CAT local para verificar se o guia está apto para conduzi-los na região da Chapada dos Veadeiros.

Ocorre que, no dia 19/02/2024, circulou uma matéria publicada pelo Jornal Opção, referente ao acidente ocorrido no atrativo e após tomar conhecimento a Secretaria Municipal de Turismo e a Superintendência Municipal de Comunicação entrou em contado com a Redação do Jornal a fim de esclarecer o ocorrido. Informamos ainda, que a reportagem veiculada na ocasião e os dados citados foi de total responsabilidade daquele veículo de imprensa, não sendo até então ouvido esta Secretaria como consta na publicação.

Neste momento de dor, de extrema tristeza, prestamos condolências aos familiares e amigos, e colocamos nos à disposição para ajudar no que for de nossa competência. O Município segue na expectativa de que tragédias como esta sejam evitadas e que Alto Paraíso de Goiás seja um ambiente de lazer e diversão.

Postado em 21 de fevereiro de 2024