NOTA DA SECRETARIA MUNICIPAL DE TURISMO ACERCA DO AFOGAMENTO OCORRIDO EM ATRATIVO Neste MUNiCÍPIO

A Prefeitura Municipal de Alto Paraíso de Goiás e a Secretaria Municipal de Turismo, lamenta o ocorrido com o turista Sr. Raimundo Junior de Almeida e Silva, de 48 anos, que veio a óbito por suspeita de ficar preso e devido à forte correnteza ele veio a submergir no Vale da Lua, na Fazenda Vale da Lua, neste Município.

De acordo com a equipe de Salvamento da 9ª CIBM, de Planaltina/GO (informações direto do Centro de Operações de Bombeiros – CBO 193), a equipe “foi acionada pela Policia Militar de Alto Paraíso de Goiás e enquanto as informações se confirmaram, dois militares do serviço ordinário foram acionados para preparar o material e se deslocarem para o local do acidente... Ao chegar no local, a equipe verificou que o corpo estava amarrado na altura do punho, amarração feita pelos guarda-vidas para que o corpo não viesse a ser levado pela correnteza. Para retirar o corpo da água, foi necessário realizar a amarração em duas alturas (punho e cotovelos) e realizar o tracionamento, foi necessário o emprego do sistema de multiplicação de forças. O corpo foi içado até a sede do atrativo e deixado aos cuidados da Política Militar que ficou aguardando a chegada do IML.”

Sob orientação do Corpo de Bombeiros Militar de Goiás de Planaltina, membros do Grupo Voluntário de Busca e Salvamento (GVBS) da Chapada dos Veadeiros foram até o local do acidente para fazer a preservação do corpo até a chegada dos bombeiros e a retirada da água. O GVBS da Chapada dos Veadeiros é formado por condutores de visitantes da região e atua há muitos anos em parceria com os Bombeiros na resposta a acidentes e incidentes que ocorrem com visitantes dos atrativos naturais.

Diante do ocorrido, a Secretaria Municipal de Turismo reforça a importância de se atentar e respeitar os limites de segurança pré-estabelecidos nas placas, além da importância do turista ou agência de turismo contratar um guia de turismo da região para os passeios nos atrativos no Município de Alto Paraíso de Goiás. E, aconselha que procure o Centro de Atendimento ao Turista – CAT local para verificar se o guia está apto para conduzi-los na região da Chapada dos Veadeiros.

Desde que foi informada, a Secretária Municipal de Turismo, Jaqueline Avelino, se deslocou para o local e acompanhou a operação e ofereceu suporte para a filha da vítima até a chegada dos familiares.

Neste momento de dor, de extrema tristeza, prestamos condolências aos familiares e amigos, e colocamos nos à disposição para ajudar no que for de nossa competência. O Município segue na expectativa de que tragédias como esta sejam evitadas e que Alto Paraíso de Goiás seja um ambiente de lazer e diversão.

Postado em 22 de março de 2024