14° 07' 58" S 47° 30' 36" O

Brasil

Goiás

Teresina de Goiás, Cavalcante, Colinas do Sul, Niquelândia, São João d'Aliança e Nova Roma

412 km

Características geográficas

2 593,885 km²

7 328 hab.

2,8 hab./km

Tropical com estação seca

1.232,60 m

Prefeitura municipal de
ALTO PARAÍSO DE GOIÁS

No coração do Brasil existe este charmoso município do nordeste goiano, Alto Paraíso de Goiás que abriga o distrito de São Jorge, porta de entrada do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros.

Portador do título da UNESCO de Patrimônio da Humanidade, Alto Paraíso de Goiás recebe turistas do mundo inteiro, alguns atraídos pela beleza do lugar, optam por viver no município que possui significante população flutuante. A diversidade cultural em meio a natureza, simplicidade e cenários exuberantes, fazem de Alto Paraíso de Goiás um lugar mágico com mais de 120 cachoeiras catalogadas de diversos tamanhos e águas cristalinas de variadas cores. Lugar de ecoturismo e esportes para quem quer se aventurar. Lugar alto astral onde pulsa a espiritualidade para quem busca se interiorizar. Ou simplesmente, um lugar de paz e vivências de bem estar para quer apenas, descansar. O município acomoda uma charmosa rede de hotéis, pousadas e campings com capacidade de aproximadamente 3500 leitos. Será um imenso prazer recebê-lo!

A cidade de Alto Paraíso situa-se a poucas dezenas de quilômetros da entrada do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros. A cidade de Alto Paraíso conta com infraestrutura urbana mais desenvolvida que a do povoado de São Jorge (bancos e caixas eletrônicos, mercados, farmácias, padarias etc...)

Povoado de São Jorge

Ainda dentro do município de Alto Paraíso, mas longe da cidade, está estabelecido o povoado de São Jorge, ao lado da entrada do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros. O vilarejo de São Jorge tem estrutura mais rústica e ruas de terra, abrangendo poucas casas e alguns campings, pousadas, restaurantes e bares. É um destino especialmente recomendado para pessoas que desejam um ambiente natural isolado dos grandes centros urbanos

Geografia

Alto Paraíso de Goiás é um município do Nordeste Goiano, localizado na Chapada dos Veadeiros. Está localizado a 230km de Brasília-DF e a 420 km de Goiânia-GO

Dentro dos limites do município de Alto Paraíso de Goiás, fica localizado o Morro do Pouso Alto, ponto mais alto de toda a Região Centro-Oeste do Brasil e do Planalto Central, com 1.691 metros de altura. O morro fica localizado em área próxima à GO-118, no sentido norte (Teresina de Goiás). A altitude média da sede do município de Alto Paraíso de Goiás é de 1.232,60m, sendo também a cidade mais alta da Região Centro-Oeste do Brasil e do Planalto Central. A população de Alto Paraíso, de acordo com estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), era de 7 328 habitantes em 2014.

Na Chapada dos Veadeiros a predominância é do cerrado de altitude, com características únicas. 95% do cerrado de altitude do planeta se encontra nesta região. Daí a sua importância.
Formada à quase 2 bilhões de anos é um dos lugares mais antigos da Terra.
Formada por extensas chapadas e uma farta rede hidrográfica, na Chapada dos Veadeiros as cachoeiras e poços d'água são abundantes. Além disto, a região possui um solo é rico em cristais de quartzo e desfiladeiros.

O cerrado é a savana mais rica em diversidade do mundo, com alto índice de plantas e animais endêmicos, ou seja, espécies únicas na região.

Lobo Guara

Fauna

A Chapada é o recanto de várias espécies do Cerrado Brasileiro, espécies endêmicas alguns dos quais são ameaçadas de extinção. Aqui listamos para você alguns dos animais que poderia encontrar.

Animais silvestres: lobo-guará, cachorro-do-mato, raposa-do-campo, onça pintada, onça preta capivara, tapeti, veado-campeiro, anta, tamanduá-bandeira, tatu-canastra

Aves: caracará, tucano, tucano-do-bico-verde, papagaio, arara-canindé, urubu-rei, seriema, pato-mergulhão etc.

Flora

Flora

No cerrado existem mais de 7 mil espécies de plantas, sendo considerado uma das maiores “farmácias” naturais do Brasil, por sua quantidade de propriedades medicinais.
As árvores mais altas chegam a 15 metros de altura e formam estruturas irregulares. Apenas nas matas ciliares as árvores ultrapassam 25 metros e possuem normalmente folhas pequenas.
Um estudo aponta que o cerrado possui 116 frutos e somente 105 destes foram estudas pela ciência. Sem contar as milhares de planta medicinais.

Clima

A umidade relativa do ar durante o dia no inverno e parte da primavera pode cair para menos de 15%, alcançando níveis críticos.

Com relação ao clima, Alto Paraíso é considerada como uma das cidades mais altas e frias do estado de Goiás - juntamente com Cristalina, que possui 1.189 metros de altitude.

O Municipio possui um clima tropical com estação seca, sendo seco e ameno no inverno e úmido e mais quente no verão. A explicação para esses extremos de temperaturas máximas e mínimas relaciona-se à presença do ar seco, que diminui os valores de umidades relativa do ar, principalmente entre as 12h e as 18h. Sem nuvens no céu, ao anoitecer, a radiação emitida pelo sol durante o dia escapa de forma muito rápida, fazendo com que a temperatura despenque até 6 °C por hora e com que a umidade melhore, subindo para até 60% ou 90%.  Ao longo dos últimos anos, entretanto, as temperaturas mínima e máxima têm oscilado mais e a sensação térmica tem sido de maior calor. Também é importante diferenciar regiões onde há somente vegetação, tipicamente mais frias, das regiões com aglomerações urbanas, mais quentes.